Recrutamento – Cleaner

Status: 1 vaga para cleaner aberta
Se você sabe editar e limpar, por favor envie um email para [email protected] solicitando o teste.

Informações e configurações do arquivo

Página Simples: 800px width (Largura)
Página Dupla: 1600px width (largura)

Caso a imagem esteja num tamanho maior de largura que 800px, após nivelar e limpar, redimensione a imagem em IMAGE > IMAGE SIZE. Mude apenas a largura. MUITO IMPORTANTE, se a imagem for menor que 800px NUNCA, aumente a imagem, isso ira distorcer e deixar a imagem meio embaçada.

Resolução: 72 dpi (deve estar em 72 dpi antes de inserir a fonte, caso contrário ela ficara enorme)
Formato do Arquivo: PNG-8

    • Dica nº 1: Limpe toda as páginas e as salve em PNG-8, assim quando for editar sempre estará em 72 dpi. Para salvar em PNG-8 use o Save for Web, clique na imagem abaixo:

Filtros

Tutorial em Video de como usar o Filtro Reduce Noise.

Filtro é algo opcional e que existem vários por ai, mas eu particularmente, gosto de usar nos meus cleans o “Reduce Noise”, ou reduzir ruído em português.

Para usar esse filtro vá no menu FILTER > NOISE > REDUCE NOISE. Assim que abrir a janela use os seguintes valores: Strenght: 10, Preserve Detail: 4%, Reduce Color Noise: 45% (em RGB) ou 0% (em Grayscale), Sharpen Details: 0%.

Sempre use o filtro Reduce Noise antes de nivelar, por que ele sempre vai dar uma “borradinha” de cinca ao redor das bordas pretas.

Nivelamento

Tutorial em Video de como nivelar uma raw

Nivelar uma raw de mangá é essencial quando pegamos um mangá original, que foi scaneado e não passou por nenhum processo de edição. Então a raw se encontra ainda “crua” em tons de cinza e preto. Por isso é necessário que os tons sejam nivelados, assim a raw poderá ser usada para a edição.

Duplique a raw antes de nivelar e limpar, isso irá garantir que você sempre tenha a versão original daquela raw a sua disposição. Assim caso dê algo errado mais a frente, terá ela disponível no PSD do Clean.

  • Dica nº 02: Sempre salve e trabalhe em um arquivo .PSD com suas camadas de texto ainda ativas. Manter as coisas em pastas separadas ajuda (Raw, Clean, Editado (PSD), Editado (PNG)). Mantenha seus arquivos! Qualquer erro durante o clean ou edição, será impossível voltar a raw original e terá que fazer todo o trabalho novamente!

Existem várias maneiras de nivelar. Esteja em um nível de zoom onde você pode ver a textura da página, mas ainda pode entender o que você está olhando. Vá em IMAGEM -> AJUSTES -> NÍVEIS.

 

Iniciante

Selecione o conta-gotas BRANCO e clique em todos os pequenos pontos cinza até que eles tenham desaparecido. Se a imagem estiver toda cinza, clique num ponto que saiba que é pra ser branco, e se precisar clique novamente até que não aja pontos cinzas onde deve ser branco.

Selecione o conta-gotas PRETO e clique em uma área preta sólida. A maioria dos pontos cinza desaparecerá em um clique. Você provavelmente terá que clicar nos pontos quase negros mais uma vez.

 

 


Intermediário

Arraste as setas preto e branco para onde começa a curva no gráfico. Ajuste o meio-tom, se necessário.

Arraste o branco até ver que a parte cinza da raw está totalmente branca. Sem puxar de mais, mantenha-se sempre dentro da curva do gráfico, ou passando apenas um pouco dela, nunca avance demais. Não se esqueça que o manga também possui sombras e texturas cinzas, então lembre-se de nunca ir demais.

Faça o mesmo com o preto, até ver que não há mais nenhum ponto esbranquiçado nos tons pretos. Ajuste o meio-tom se for preciso deixar as texturas cinzas e sombras da imagem mais fortes.

Veja qual método você se adapta melhor, mas lembre-se, seja qual for o método que usar, nunca tire demais as “sujeiras” cinzas, elas podem afetar as sombras e texturas cinzas da página. Nivele com cuidando, sempre verificando os tons para que nenhum fique muito fraco.

  • Dica nº 03: Essa dica só serve para o mesmo mangá. Após nivelar a primeira página do mangá, você pode usar o atalho Alt Gr+L, isso fara que os ajustes feitos no primeiro nivelamento sejam usados para a página seguinte, facilitante e agilizando. MAS ATENÇÃO! Verifique se não é preciso mexer ou ajustar algum tom, não saia dando Alt Gr+L em todas as páginas sem verificar se um tom não ficou muito fraco. E como disse, se mudar para o clean de outro mangá, terá que fazer a etapa desde o inicio.

Limpeza dos Balões

Tutorial em vídeo de como limpar balões

Preto que não é bem preto.

Se o seu monitor não estiver bem calibrado, o cinza escuro ficará preto para você e isso se torna um grande problema quando sua cor de fundo é definida como preta, mas o que você está apagando é realmente um cinza escuro. Quando você nivelou, o cinza escuro parece preto para você porque seu monitor está muito escuro, mas todos os que tiverem o monitor calibrado verão todas as suas marcas de edição.

É isso que pode acontecer, ao apagar algo que estava num fundo preto, e ele não estava realmente preto, ficara manchas pretas. Então certifique-se que seu monitor esteja com o contraste certo, e também certifique-se que nivelou a página adequadamente. Feito isso, as manchas pretas em “falsos” pretos, não irão acontecer.

 


Branco que não é bem branco.

Assim como o preto, o branco também pode nos enganar. Principalmente na hora de limpar balões brancos e a cor não está o branco puro. Para limpar balões de fundo branco, ou áreas de fundo branco, utilize a ferramenta Brush Tool (atalho B no teclado). Selecione uma que tenha 100% da opacidade e ajuste o tamanho do circulo de acordo com o que precisa limpar.

Quando limpamos com o Brush Tool, as vezes ao selecionar a cor Branca, pode ser um cinza mais claro, e devido ao posicionamento de nosso monitor, da calibragem dele, do constantes e do brilho que estiver, esse cinza bem claro, vai parecer branco. Dai quando outra pessoa ver, e o monitor dela estiver okay, verá macha cinza no balão, como na imagem ao lado. Para evitar isso, aperte o atalho D no teclado que ele vai colocar as cores primarias, e X para intercalar entre o preto e branco puro.

Clonagem/Carimbo

Tutorial em Video de como usar o carimbo

Escolha a ferramenta Clone Stamp (S), selecione um tamanho de pincel e segure em ALT e clique na área que deseja clonar, então solte o botão e siga clicando em cima aquilo que deseja cobrir com a área clonada. Isso é bom para se livrar de textos sobre as texturas de plano de fundo.

Dica nº 04: Para que que a área clonada fique imperceptível, procure pontos da textura do fundo que sejam parecidos. Dê zoom para ficar mais fácil de enxergar. Assim que clonar, posicione o cursos em cima da área igual ou parecida e cole seguindo o padrão parecido. Saiba que por mais parecido que sege, muitas vezes não ficará totalmente igual, por isso quando editar, sempre tente por o texto de forma que cubra pelo menos um pouco a parte clonada.

Dica nº 05: Você também pode clonar enquanto edita (servindo para os casos que o clennear também será o editor). Você pode colocar o texto por cima da área desejada e só clonar as partes que ficarem aparecendo, deixando o resto oculto. Isso serve bastante para onomatopeias mais difíceis ou partes que seja necessário redesenhar muita coisa.

Teste

O teste é bem simples e consiste de apenas 2 páginas de mangás distintos. Todas as informações que você precisa estão dentro do arquivo para download.

  1. Formulário e Teste aqui: https://forms.gle/9x92D7vzEwwz84JR7

Algumas partes desse texto foram adaptados para o Yaoi Toshokan, créditos nesse link.

Reportar erro: Clique aqui
EVITE SER BANIDO DOS COMENTÁRIOS: Clique aqui